Superman (comumente traduzido como Super-Homem em países lusófonos) é um personagem, cujas histórias em banda desenhada/quadrinhos são publicadas pela editora estadunidense DC Comics, uma empresa subsidiária do grupo Time Warner. Superman, entretanto, já foi adaptado para diversos outros meios desde os anos 1930, como cinema, rádio, televisão, literatura e Video game. Superman é um super-herói criado pela dupla de autores de quadrinhos Joe Shuster e Jerry Siegel. Sua primeira aparição foi apresentada na revista Action Comics #1 em 1938, nos Estados Unidos. O personagem nasceu no fictício planeta Krypton e foi chamado pelos seus pais de Kal-El (que significaria Filho das Estrelas no idioma kryptoniano). Foi mandado à Terra por seu pai, Jor-El, um cientista, momentos antes do planeta explodir. O foguete aterrissou na Terra na cidade de Smallville (por alguns anos, foi traduzida no Brasil como Pequenopolis), onde o jovem Kal-El foi descoberto pelo casal de fazendeiros Jonathan e Martha Kent. Conforme foi crescendo, ele descobriu que tinha habilidades diferentes dos humanos. Quando não está tatuando com o tradicional uniforme azul e vermelho, ele vive como Clark Kent, repórter profissional no Planeta Diário (Estrela Diária em Portugal).
Clark trabalha com Lois Lane. É um dos mais importantes personagens da cultura pop ocidental, sendo o primeiro herói dos quadrinhos a ter uma revista intitulada com seu nome: Superman #1, publicada no verão de 1939. Além disso, Superman foi licenciado e adaptado para diversas mídias, desde rádio até televisão e cinema. O filme Superman Returns foi lançado em 2006, com uma aceitação dos fãs abaixo das expectativas, entretanto recebeu avaliações positivas da critica especializada, apesar de ter tido um desempenho considerado fraco em sua bilheteria, tendo custado cerca de USD250 milhões e arrecadado quase USD400 milhões em nível global[. Em 2013, depois de sete anos afastados das telas, foi lançado mundialmente um novo filme do personagem. Ao contrário do anterior e assim como o primeiro longa da franquia com Christopher Reeve nos anos 1970, conta a origem do mesmo, sendo o primeiro filme do Superman depois da reformulação sofrida pela DC Comics em 2011, intitulada Os Novos 52, que acarretou algumas alterações no personagem e em seu universo e que foram incorporadas pela produção. Chamado simplesmente de Man of Steel (em português, Homem de Aço). Contou com a direção de Zack Snyder e com a produção de Christopher Nolan (este último notório por ter sido o diretor da aclamada trilogia de filmes The Dark Knight, do também super-herói oda DC Batman). Tem o ator britânico Henry Cavill como Superman/Clark Kent, e a atriz americana Amy Adams como Lois Lane. Mais bem recebido pela crítica e pelo público em geral, o longa teve um orçamento estimado em USD225 milhões e obteve algo em torno de USD700 milhões de bilheteria mundialmente. Uma sequência mais abrangente, intitulada Batman vs Superman: A Origem da Justiça, que deve apresentar a interação entre Superman e Batman, que com um orçamento superior a USD350 milhões, será lançado mundialmente em 2016.
A origem e poderes do personagem foram sendo expandidos e alterados gradativamente ao longo dos anos para acompanhar a evolução do público. A história do Superman foi alterada para permitir as aventuras do Superboy e outros sobreviventes o Supermoça e Krypto, o supercão. O personagem foi revisado e atualizado mais recentemente em 1986. John Byrne recriou o personagem, reduzindo os poderes do Superman e apagando diversas personagens da versão oficial das histórias, o que atraiu a atenção dos meios de comunicação. A cobertura da imprensa foi novamente recebida na década de 1990, com A Morte do Superman, uma história na qual o personagem era dada como morto (Superman na verdade não morre, ele so tinha ficado inconsciente/em coma temporário).
A propriedade sobre o personagem foi objeto de disputa, com Siegel e Shuster reclamando o retorno de sua propriedade legal. Os direitos autorais são novamente objeto de disputa, com a mudança das leis de direitos autorais permitindo à esposa e à filha de Siegel reclamar uma parte dos direitos autorais, levando a uma disputa com a companhia Warner Bros. E é até hoje um dos três super-heróis mais populares do mundo, os outros são Batman (também da DC) e o Homem-Aranha (da Marvel Comics).
Fonte Wikipédia
Batman é um super-herói fictício da banda desenhada norte-americana publicada pela DC Comics. Batman foi criado pelo artista Bob Kane e pelo escritor Bill Finger, e apareceu pela primeira vez na revista Detective Comics #27 (Maio de 1939). Originalmente com o nome "o Bat-Man", o personagem também é conhecido por vários epítetos como "o Cruzado de Capa" (the Caped Crusader), "o Cavaleiro das Trevas" (the Dark Knight), e "o Maior Detective do Mundo" (the World's Greatest Detective).
A identidade secreta de Batman é Bruce Wayne, um bilionário americano, playboy, magnata de negócios, filantropista e dono da corporação Wayne Enterprises. Depois de testemunhar o assassinato dos seus pais enquanto criança, Wayne jurou vingança contra os criminosos, um juramento moderado por um sentido de justiça. Wayne treina-se então a si próprio, tanto física como intelectualmente, e cria uma personagem inspirada no morcego para combater o crime. Batman opera na cidade fictícia de Gotham City, e é ajudado por outros personagens incluindo o seu mordomo Alfred Pennyworth, o comissário da policia Jim Gordon, e outros aliados vigilantes como Robin. Ao contrário da maior parte dos super-heróis, Batman não tem superpoderes; faz uso do seu intelecto de gênio, da sua perícia em artes marciais, da sua destreza física, das habilidades de detective, da ciência e da tecnologia, da sua riqueza, da sua provocação ao medo e intimidação, e uma vontade indomável na sua guerra contínua contra o crime. Uma grande variedade de vilões compõem a galeria do Batman, incluindo o Coringa, o seu arqui-inimigo. Batman, também, é um personagem muito poderoso, já que ele usa a arte do preparo para ganhar de personagens como Superman e Lanterna Verde, e muitos outros.
Batman tornou-se popular assim que foi apresentado, acabando por ganhar a sua própria revista de banda desenhada em 1940, Batman. Enquanto as décadas progrediram, foram surgindo divergências sobre a interpretação da personagem. No final dos anos de 1970 a série de televisão Batman usava uma estética camp, que continuou a ser associada ao personagem durante muitos anos, mesmo depois da série ter acabado. Vários criadores trabalharam no sentido de trazer de novo o personagem de volta às suas raízes sombrias, culminando com The Dark Knight Returns (2000) de Frank Miller, seguido por Batman: The Killing Joke (1990) de Alan Moore, e Arkham Asylum: A Serious House on Serious Earth (2012) de Grant Morrison. O sucesso dos filmes Batman da Warner Bros. ajudaram a manter o interesse do público na personagem.[3]
Um ícone cultural americano, Batman já foi licenciado e adaptado para uma grande variedade de media, desde a rádio à televisão e em filmes, e aparece em vários artigos de retalho por todo o mundo, como em brinquedos e nos videojogos. O personagem tem também intrigado os psiquiatras com muitos a tentar entender a sua psique. Em Maio de 2011, Batman ficou em #2 no Top 100 da IGN dos "Melhores Heróis de Sempre da Banda Desenhada", depois de Superman. A revista Empire também colocou-o em #2 na sua lista dos "50 Melhores Personagens da Banda Desenhada". Batman já foi interpretado tanto no cinema como na televisão por Lewis Wilson, Robert Lowery, Adam West, Kevin Conroy (apenas voz), Michael Keaton, Val Kilmer, George Clooney, Christian Bale, e brevemente por Ben Affleck.
Fonte: Wikipédia
Flash é um nome compartilhado por diversos super-heróis da DC Comics. Criado pelo escritor Gardner Fox e pelo artista Harry Lampert, o Flash original estreou em Flash Comics #1 (1940).
Uma vez apelidado velocista escarlate, o Flash possui "super-velocidade", consegue mover-se a uma velocidade sobre-humana ou seja incluia a habilidade de correr e mover-se extremamente rápido, usar reflexos sobre-humanos e violar certas Leis da física, podendo até mesmo ultrapassar a velocidade da luz. Até então, quatro diferentes personagens, cada qual de algum modo ganhou o poder da super-velocidade, assumiram a identidade de Flash: Jay Garrick (1940-1956), Barry Allen (1956-1986), Wally West (1986-2006, 2007-) e Bart Allen (2006-2007), Barry Allen (2014-2015).
A segunda versão do Flash é geralmente considerada o primeiro herói da Era de Prata dos Quadrinhos e o super-herói permaneceu um dos mais populares desde então. Cada versão do Flash foi um membro chave ou da Sociedade da Justiça da América ou da Liga da Justiça, principais grupos da DC.
Uma versão Barry Allen, com características de Wally West foi vista em um seriado de tv, estrelado por John Wesley Shipp. Uma versão Wally West foi utilizada na série animada Liga da Justiça.
Fonte: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário