Tudo começou em 1930 quando o visionário Martin Goodman um mero editor de revistas pulp teve a ideia de se aventurar em vender histórias em quadrinhos. Inicialmente chamada de Timely Comics a empresa de Goodman teve sua primeira publicação oficial em 1939 onde apareceu o "primeiro" super-herói {assustadoramente} o Tocha Humana e o vilão Namor, o Príncipe Submarino. Porém os responsáveis pelo sucesso de vendas da edição foi uma outra empresa a Funnies Inc. A publicação foi um sucesso de vendas e estimulou a equipe responsável a lançar a segunda edição no ano seguinte, mas com o nome de Marvel Mystery Comics.
Começando então a parte divertida da empresa, em 1941 em meio a crise da Segunda Guerra Mundial, o até então primeiro editor e desenhista Joe Simon se reuniu com - o cara que mais tarde seria considerado uma lenda - Jack Kirby para a criação do primeiro super-herói patriota, o nosso querido rei dos discursos de bom senso Capitão América. O exemplar foi um estouro de vendas pelo seu apelo aos acontecimentos da época e pelo fato do Capitão América estar dando um soco na cara de Hitler.
Entretanto como todos já sabem depois da Bonanza vem a tempestade (ou vice-versa) e após o final da guerra a Timely Comics sofreu um baque gigantesco na venda de seus exemplares. Goodman tentou de tudo (literalmente tudo) para reviver a empresa, lançou quadrinhos no gênero de horror, faroeste, humor, animais, histórias cômicas, crime, quadrinhos de guerra, selva, títulos de romance, espionagem, aventura medieval, histórias da Bíblia e esportes porém tudo foi em vão. Nada conseguia reviver a vontade do americano a voltar a ler quadrinhos como era tida na guerra. Foi neste momento de fundo do poço que apareceu o teimoso Stanley Lieber (A.k.a Stan Lee) que era primo da esposa de Goodman.
No final dos anos 50, Lee percebendo o sucesso inicial da {arque rival} DC Comics se reuniu a Jack Kirby criando assim o Quarteto Fantástico. O sucesso foi tão grande que estimulou a criação de outros heróis na mesma década, com destaque para o Homem-Aranha, de Stan Lee e Steve Ditko.
O diferencial trazido pela Marvel, foram histórias com elementos da realidade relatando fatos que o povo norte americano estavam passando além de mostrar os problemas pessoais dos super-heróis que mesmo com poderes tinham que se preocupar em pagar contas como muitas vezes era retratado nos quadrinhos do Homem-Aranha ou então O Demolidor que era cego e tinha que enfrentar problemas relacionados à sua deficiência física.
No final dos anos 70, após passarem por alguns apertos no início da década a Marvel criou a leva de super-heróis que ninguém havia pensado antes em fazer. A base da ideia era, "Invés de criarmos um super-herói de outro planeta ou criar um que seja modificado geneticamente porque nós não criamos uma espécie de pessoas que já tenham nascido com o gene modificado e com o tempo descubram seus poderes?" foi neste momento que foi arquitetado por Chris Claremont e John Byrne os X-Men.
Porém a história da Marvel não é só flores não. No final dos anos 80, apareceu Ronald Perelman que comprou a empresa e a colocou na Bolsa de valores. Só que com isso a empresa vendeu seu estúdio de desenhos animados e passou a contratar empresas para realizar seus projetos. O retorno imediato a ação de Perelman foi gigantesca gerando bastante dinheiro aos cofres da Marvel porém Perelman foi acusado de desviar todo o dinheiro da empresa em proveito próprio. {Parece até político brasileiro.} A partir daí a as vendas da Marvel começaram a cair drasticamente.
Isaac Perlmutter então assumiu a empresa em 1997, no auge da crise {com a m*rda já toda no ventilador}. A Marvel, então, passou pela pior crise de sua história. Apresentava sinais de falência e a maneira encontrada para reverter a situação foi vender os direitos cinematográficos de seus personagens a outras empresas. Foi ai então que Homem-Aranha foi parar nas mãos da Sony e o Quarteto Fantástico e X-Men foram vendidos a FOX. Em passos lentos, Isaac juntamento ao seu sócio Avi Arad começaram a reerguer a empresa.
Em 2006, vendo a falta de aproveitamento das outras empresas com os direitos de seus personagens, a Marvel Studios iniciou a empreitada de produzir os próprios filmes da empresa conseguindo aproveitar o máximo os seus personagens e se tornar um exemplo de como deve se produzir um filme de super-herói, o primeiro exemplo desta nova visão foi o Homem de Ferro.
A Marvel Entertainment em 2009 foi comprada pela Walt Disney Company por quatro bilhões de dólares. O catálogo da Marvel possui cerca de cinco mil personagens, sendo que entre os mais famosos estão, Hulk, Homem-Aranha, Capitão América, O Justiceiro, Demolidor, Thor, Homem de Ferro, Blade, Motoqueiro Fantasma, o Quarteto Fantástico e os X-Men.
Curiosidades:
1. Stan Lee, que trabalhou para a Marvel como um escritor e que foi criador de diversos personagens da empresa, processou a Marvel em 2005. Ele se sentiu prejudicado pela decisão da Marvel Comics de não dividir os lucros com ele depois de seus 60 anos com a empresa.
2. No início da década de 1990, Michael Jackson tentou comprar a Marvel Comics só para que ele pudesse atuar como Homem Aranha em um filme do herói que seria produzido por ele mesmo.
3. Devido às estranhas leis americanas, a importação de brinquedos que lembram seres humanos recebem uma maior tributação de impostos do que aqueles que não lembram. A Marvel entrou na justiça argumentando que, por seus action figures X-Men serem mutantes e não humanos, deveriam ser isentos desse imposto mais elevado, e venceram a causa.
4. O Hulk originalmente seria cinza porém quando sua primeira edição foi lançada ocorreram alguns erros de impressão fazendo com que em alguns quadrinhos ele aparentasse verde. Os criadores gostaram do erro e resolveram aderir nas próximas edições o Hulk Verde.
5. Marvel tem um super-herói chamado Throg. Ele é um sapo que tem o poder de Thor e está em um grupo de super-heróis chamado “Vingadores Pet”.
6. Em 1996, a Marvel e a DC Comics criaram a Amalgam Comics. Eles juntaram seus dois universos de super-heróis em um só, resultando em personagens como Darkclaw (BatmanWolverine), Super Soldier (SupermanCaptain America) e Iron Lantern Green (LanternIron Man).
8. Onze dias antes dos ataques de 11 de Setembro, um personagem chamado Jihad foi coincidentemente introduzido no Universo Marvel. É um personagem que estava determinado a conquistar o mundo.
Pergunta Plus +
Porque Feiticeira Escalarte e Mercúrio participaram de Os Vingadores: Era de Ultron se eles são mutantes?
Um dos pontos mais questionados ultimamente pelos fãs da Marvel foi porque Wanda (Feiticeira Escalarte) e Pietro (Mercúrio) participaram de Os Vingadores: Era de Ultron. Os filhos de Magneto são ambos mutantes e os seus direitos foram vendidos a 20th Century Fox, porém já como ambos têm participações no time dos Vingadores nos quadrinhos a Marvel conseguiu se esquivar da regra colocando-os no filme. Nenhuma alusão a mutantes é citada no filme tanto que eles são caracterizados como Inumanos que são personagens de direitos Marvel.
Ainda não estão claros os direitos dos personagens para as respectivas empresas, veja o gráfico explicativo abaixo:
Fonte: www.pipocatomica.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário